quinta-feira, 24 de março de 2016

Quando as coisas não acontecem como esperamos


“E disse a mulher: "Acaso eu te pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças?”” II Reis 4:28


Antes de casar tive o privilégio de ser acompanhada por uma mulher sábia e sensata. Em meio as minhas ansiedades e indagações, sentimentos comuns nessa fase da vida, recebi um conselho que levo muito a sério até hoje. Com voz mansa, tia Lu me disse: Não crie expectativas, apenas espere o que Deus tem guardado pra você.
Assim eu me esforcei por fazer, até hoje, não apenas no casamento, mas em todas as áreas da minha vida e percebo como essa postura faz diferença. Costumamos ter expectativas sobre tudo não é?! Estamos jovens e sonhamos com o primeiro emprego; solteiras e ansiamos casar; casadas e esperando o primeiro filho, o segundo, um melhor apartamento e assim vai.  Expectativas a todo momento e ideais de como isso vai encher nossas vidas. Mas como não criar expectativas? De alguma forma elas nos impulsionam, nos fazem seguir em frente. O problema é que o ideal e o real quase sempre estão muito distantes. Existe um “abismo entre pensar e sentir”; entre planejar e realizar.
O marido não é tão romântico, os filhos são mais trabalhosos do que você esperava, o trabalho é chato e pouco compensador, os irmãos da igreja não são tão amorosos e atenciosos.
Não sei você, mas na minha vida poucas coisas saíram conforme o planejado ou de acordo com as minhas expectativas exigentes, perfeccionistas e metódicas, por isso o conselho foi tão sábio e minhas tentativas em cumpri-lo sempre me trazem bons resultados. Quando não nos preocupamos com “como” as coisas serão, podemos aproveitá-las melhor do jeito que são. Curtir as surpresas e driblar os imprevistos.
         A grande questão não é ter ou não ter expectativas, mas como lidar com elas quando são frustradas. Como descansar e esperar o que Deus tem para mim? A  Bíblia nos conta a história da mulher sunamita. Eu amo demais a história dessa mulher. Sou fã! Ela nos ensina e tem tantas aplicações para nossas vidas.
         Se você não lembra bem da narrativa, vou resumir. A sunamita era uma mulher hospitaleira e temente a Deus. Vendo as necessidades do profeta Eliseu resolveu construir um cantinho para ele ficar sempre que passasse pela sua cidade. O homem de Deus percebendo sua generosidade decidiu retribuir -lhe dando o que ainda faltava em sua vida, embora ela tenha dito que não precisava de coisa alguma.
         A sunamita ganhou o maior presente que já havia recebido: um filho. Um dia esse menino já maiorzinho teve uma dor de cabeça e faleceu. A mulher corre, deixa o menino na cama do profeta e segue ao encontro dele para indagar o porquê da falsa esperança, o porquê deu-lhe o gosto da maternidade e depois tirou. Eliseu voltou a cidade, ressuscitou a criança e devolveu-a a mãe. Então, como essa história responde a nossa pergunta? Com os detalhes.
Aquela mulher aprendeu a esperar em Deus. Isso é maior e melhor do que esperar de Deus. “Não mintas (iludas) para tua serva” (II Reis 4:16) , ou seja, ela estava dizendo que não tinha expectativas, que servia ao profeta e a Deus, não pelo que eles tinham para dar. Assim, Deus a surpreendeu. Como é bom se deixar surpreender pelo Pai. Isso só acontece se deixarmos de lado nossas próprias e altas expectativas.
Principalmente quando, fazemos tudo certinho, quando somos obedientes, pensamos, ás vezes, que Deus tem obrigação de fazer do jeito que esperamos. Esse engano nos leva a achar que as coisas são ruins apenas porque são diferentes daquilo que esperamos. Vemos só o ponto preto e esquecemos de todo o restante da folha branca. Essa mulher me dá um tapa na cara quando após a morte do seu filho, em seu momento de desespero afirma: “vai tudo bem” (II Reis 4:26). Ela se recusa a demonstrar sua dor a quem não pode ajudá-la. Apenas aos pés do profeta podemos chorar e sermos verdadeiramente consolados. A mulher sunamita nos ensina o que fazer quando as nossas expectativas são frustradas, quando perdemos, quando tudo falta.
Ponha seus sonhos, planos, ideais, expectativas e esperanças na cama do profeta e feche a porta.  Corra para os pés dele. Lá você vai encontrar abrigo e vida nova.     Aquela mulher tinha aprendido a não gerar altas expectativas, tinha aprendido a viver com o que tinha, a não olhar o que faltava. Com a perda do filho dela, viu todas as esperanças e expectativas ruírem, mas sabia exatamente o que fazer, onde procurar ajuda. Sempre lembro de uma fala de Kung Fu Panda (animação também é cultura). “O passado e o futuro não te pertencem. Tudo o que você tem é o hoje. Não é a toa que se chama presente”!!
         Viva a cada dia o que Deus tem guardado pra você. Confie! Certamente será surpreendente! Certamente tudo irá bem, mesmo que não pareça.


5 comentários:

  1. Amém. Texto muito edificante. Devemos sempre descansar no Senhor e ter a certeza que ele cuida das coisas melhor do que nós!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Ana! Sábio conselho tia Lu! Parabéns a ambas!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Ana! Que belo o mover de Deus em você! Com esses textos vemos o que Deus tem guardado pra muitos por meio da tua vida! Não é fácil descubrir o trajeto para sair das inúmeras expectativas, desejos, e emoções que as acompanham para ir descansar nas águas tranquilas (salmo 1)...fica claro em seus textos que existe uma mão que nosso leva aonde não sabemos ir...Ele está te levando Ana, e produzindo preciosidades no seu coração e nos nossos! Amo tu! Luciani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te amo tia Lu. Obrigada por toda vida de Cristo derramada em minha vida através de vc.

      Excluir
  4. Ah minha amiga... Que texto maravilhoso!! Tem me edificado muito!! Nosso socorro e fortaleza é o Senhor, corramos ao encontro dEle! Te amo minha amiga. Beijos, Lela.

    ResponderExcluir