domingo, 3 de abril de 2016

Sobre formas de gelo e a arte de procrastinar

“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos” Provérbios 13:4. 



        Faz mais de uma semana que passo pelo meu escorredor de louça e vejo a forma de gelo vazia. Acho que o incômodo de enchê-la foi herdado da minha mãe, que passou a vida dizendo: “detesto fazer isso! Eu nem uso gelo nessa casa!! Alguém, por favor, encha esse troço pra mim!” Aí a pessoa aqui criou pavor em colocar água naqueles quadradinhos minúsculos e sair equilibrando pela casa para não pingar no chão. 
        Embora ingratas, as formas me inspiraram. Pensei na mania que temos em procrastinar. Talvez essa palavra não lhe seja familiar mais eu devo dizer que antes dos 6 anos sabia seu significado já que minha mãe me alertava para o meu nada doce hábito de empurrar as “coisas com a barriga”, adiar e deixar tudo para a última hora. 
        Bem, a definição do dicionário é: Adiar; deixar alguma coisa para depois; transferir a realização de alguma coisa para um outro momento; prorrogar para outro dia. O famoso “Amanhã eu faço” que se transforma em semanas, meses ou até em anos. Na verdade, não conheço ninguém que escape dessa palavra aterrorizante. Geralmente, preferimos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje e aquilo que adiamos, por motivos diversos, vai se perdendo. Muitas vezes não somos necessariamente preguiçosos, mas tampouco somos diligentes. Então, acumulamos tarefas, nos pressionamos e só sentamos para colocar tudo em dia com a corda no pescoço, prejudicando até nossa saúde e aumentando os níveis de ansiedade. 
        O curioso é que deixamos para depois aquilo que realmente pode ser feito posteriormente. O problema é que o IMPREVISTO é algo certo nessa vida! Aí você, que passa meses sem usar gelo precisa com urgência e se depara com a forma vazia. No dia que você precisa entregar o trabalho acorda doente e não sai uma linha. Chegou o dia de usar aquele vestido de festa que há um ano atrás você prometeu a si mesma que mandaria apertar, mas a única costureira que você conhece não está mais fazendo ajustes. Assim vai... Não existe muita receita para não procrastinar. Necessita-se de uma mudança de mente sobre o assunto. Um nova mentalidade e um coração diligente. O primeiro passo é se reconhecer como um procrastina(dor). Acho que é disso que se trata. Tentamos adiar a dor ‘do ter que fazer agora’ e no final a experimentamos em dobro. 
       Isso acontece em questões subjetivas também. Adiamos o pedido de desculpa, a ajuda, a conversa difícil, a confissão de pecado e tudo aquilo que nos cause certa dor ou aborrecimento. No fundo odiamos sofrer. Queremos adiar isso a todo custo. Por isso somos todos procrastinadores. De uma forma ou de outra, colocamos pra frente a dor na tentativa de não nos depararmos com ela como num passe de mágica. Não adianta! A forma de gelo vai continuar vazia em um lugar que não lhe pertence. A sua forma, não é?! Porque a minha já está cheia e no freezer!

6 comentários:

  1. Aninha, vc consegue colocar nos seus textos a nossa verdade, coisas q passamos e sentimos q n conseguimos nem explicar. Amo parar , ler e apreciar essas suas palavras preciosas. Continue nos abençoando c esse dom q Deus te deu. Te amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora tão diferentes, nós humanos, somos feitos do mesmo material. Amo você também! bjos

      Excluir
  2. Agora doeu. Vou correndo fazer meu imposto de renda:)

    ResponderExcluir
  3. Amiga... Quer dizer que você está procrastinando o seu livro?? Kkkkkkkkkkkk... Sei,sou louca... Mas te amooooo!!! E também preciso enviar meu imposto de renda!! Kkkkkkkk... Amo tu!!

    ResponderExcluir