quarta-feira, 9 de março de 2016

The Grand Finale

"Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá" (1 Coríntios 13:10).


          Quando eu era criança costumava ouvir extasiada as histórias bíblicas. Gostava daquelas que tinha um grande final feliz. Apreciava o rei Davi e sua trajetória sofrida até se tornar o maior rei que Israel já teve. Gostava de José que após anos sem entender o motivo de tanto sofrimento em sua vida tornou-se a segunda pessoa depois do faraó e salvou seu povo da morte. Gostava da história de Ester que havia perdido seus pais e passado tantas lutas, mas se tornou a rainha de um império, estando na hora certa e no lugar certo. Essas eram maravilhosas.

          Aos seis anos enquanto já lutava contra uma doença misteriosa, crônica e muito dolorosa essas histórias me acompanhavam junto com o som da voz rouca da minha mãe que dizia: sua história está sendo de dor, mas você verá o grande final que ela terá. Na minha cabeça infante pensava em um final digno de heróis, governantes e de realeza. Hoje com 32 anos já aprendi outras histórias bíblicas. Aquelas que a gente tende a pular porque não tem final feliz e nem muito menos pompa. Os heróis da fé que foram cortados ao meio, anônimos, sem nenhum atrativo ou grandes conquistas humanas. Aqueles que simplesmente creram e perseveraram até o fim.
       
          Hoje com 32 anos continuo lutando contra a mesma doença e um monte de mazelas que ela deixou e em meio a uma cirurgia e outra fico esperando o Grand Finale. Me pego ansiando fechar o ciclo, olhar pra trás e dizer: "por isso que eu tinha que passar por tudo que passei", "foi por isso que Deus permitiu", "para cada dia de vergonha, dupla honra", "só eu poderia, com minha história de vida, fazer isso ou aquilo". Aquela certeza de que tanta dor e luta não foram em vão. Contudo, sou uma pessoa comum. Nunca fiz nada de extraordinário. Sou respeitada em minha família e sirvo com muito amor ao povo de Deus, mas minha voz nunca foi ouvida por multidões, nunca escrevi um livro, nunca fiz nada digno de nota. Proclamei as boas novas por onde passei , levei pessoas aos pés do salvador, recebi bênçãos e tive algumas conquistas, mas e o meu Grand Finale? Sei que os exemplos que dei estão ligados a "fama" e destaque, mas me refiro a mais que isso. Não é que eu queira ser importante, como José, Davi e Ester, bem, talvez eu até queira. Quem não gostaria? Mas é que gostaria de olhar pra trás e entender tudo o que eu vivi, o motivo de tanta dor e sofrimento, de chegar lá naquele lugar especial e dizer: valeu a pena passar por tudo.
       
          Bem, tenho entendido que embora Deus proporcione esse lugar para alguns, para outros, Ele afirma que embora tenham recebido um bom testemunho por meio da fé, "no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido" (Hebreus 11:39, 40). Eles morreram e sofreram sem entender direito. Nós, os gentios, precisávamos vir para que eles fossem por meio de nós aperfeiçoados. Nada de Grand Finale para eles. Nada de honra, de títulos, nada de ver o fruto do seu penoso trabalho. Nada de extraordinário. Nada de sentido e senso de significado. Nada de final feliz. Então, não tenho como adivinhar em qual grupo estou, nem tenho como saber o fim da história, mas hoje entendo, eu sei, que de um jeito ou de outro minha vida e, a sua, terá um Grand Finale.
       
          Um dia teremos novos corpos, novo nome, não haverá dor, nem pranto, o veremos face a face e seremos tal e qual Ele é. Independente do que eu passe aqui nessa terra e de como serão meus dias e o fim deles, nunca poderei desfrutar de um fim melhor do que esse, jamais desejaria ter um final mais feliz.

19 comentários:

  1. Ana,obrigada por abençoar de forma tão maravilhosa a minha vida através do seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, você me lembrou de algo precioso que aprendi com tudo que vivi, uma parte do propósito, favor de Deus para nós, "NOS FIRMAR NA ROCHA", lembra a história das duas casas? Aquela construída na areia e outra na rocha? Então Deus quer nos ver firmes na rocha, nele mesmo. Outra coisa, é a vontade de Deus em que nenhum se perca, ou seja, alcançar a outros. Beijo querida.

    ResponderExcluir
  3. Em lágrimas... Sendo abençoada por suas palavras como em muitas outras vezes. Esse é O Caminho e vamos seguir juntas em amor até ser dia perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Em lágrimas... Sendo abençoada por suas palavras como em muitas outras vezes. Esse é O Caminho e vamos seguir juntas em amor até ser dia perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Lembro da primeira vez q ouvi seu testemunho na igreja, só te conhecia de ouvir falar, mas como me fez chorar! E com o passar do tempo, vendo sua perseverança e progresso na fé, tenho duas certezas, uma é que você tá longe de ser uma pessoa comum, e a outra é que toda vez que escuto ou leio sua história as lágrimas marcam presença!
    Beijos Aninha!
    Que o Senhor continue te moldando como um vaso que derrama bênçãos sobre muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, seu nome não aparece pra mim, mas gostaria de agradecer e dizer da alegria que sinto por ter abençoado sua vida com aquilo que tenho recebido de consolo do nosso Deus.

      Excluir
  6. Engraçado, não sabia quem escrevia, mas fiquei curiosa em lê o texto... sei muito pouco de sua história (mesmo já tendo orado muitas vezes por você), mas ao lê senti que era você Ana, muito edificante. Senhor continue te sustentando!

    ResponderExcluir
  7. Ana, qualquer grand finale que vc possa imaginar será apenas uma tosca cena das grandes maravilhas que Deus preparou para você e para todos que O amam.
    Para nós entretanto, que te conhecemos, amamos e admiramos, esta iniciativa do blog é um grand presente! Muito obrigado por esta corajosa iniciativa em dividir conosco suas experiências de intimidade com Deus, que muito nos edifica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te amo! O cuidado de vocês é uma inspiração para mim.

      Excluir
  8. Ai amiga... Grand Finale... Confesso que senti medo só de ler o título... Kkkkkkkk... Mas você é uma mulher sábia, graças a Deus!! Acho que devia escrever um livro e assim ficar famosa mundialmente. Você é mais que especial minha amiga!! Te amo demais...
    Beijos, Lela Maria do frevo e do maracatu.. Kkkkkkkk !!

    ResponderExcluir
  9. kkkkk. Amo tu amiga. Obrigada por me ajudar em muitos momentos que precisei.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei rendida à escrita... Uma forma tão pessoal de escrever, tão rica! Ao ler, é possível imaginar as emoções e o sentimento! Que Deus a abençoe e fortaleça! Continue a escrever!

    ResponderExcluir
  11. Você é maravilhosamente usada por Deus, lendo as suas palavras releio a minha história, minha lutas... Me emociona, me anima, me inspira! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada querida! Acompanho de longe sua história e te admiro! Que possamos compartilhar não apenas as lutas, mas também as vitórias! Bjos!

    ResponderExcluir