segunda-feira, 11 de abril de 2016

Tenha calma, você ainda não chegou em casa!

“Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade”. 
Hebreus 11:13-16


     Essa semana fiz uma série de ressonâncias magnéticas. Enquanto me preparavam para o exame (fixaram placas por todo o meu corpo para me imobilizar) avisaram-me que ia demorar bastante. De fato, fiquei uma hora e quarenta minutos na máquina. Fui me preparando para sentir dor porque já não estava bem e sabia que o tempo imobilizada iria piorar minha situação. Aí olhei para cima e vi no teto um céu com coqueiros como em cenário de praia. Lembrei da minha terra, Natal! Ah, aqui em Curitiba, a saudade tornou-se minha companheira incansável. Para me acalmar e aguentar um tempo considerável apertada dentro de um “túnel” pensei na minha terrinha, daí comecei a orar e louvar mentalmente e lembrei do meu lar celestial, lembrei de um dos meus textos favoritos, este que citei acima.
         Em meio a lista dos heróis da fé, o autor de Hebreus nos conta que eles não receberam a promessa – Jesus. Que Deus os preparou uma pátria e que não se envergonhava de ser chamado de seu Deus porque eles aqui viviam como peregrinos e forasteiros, como cidadãos do céu. Viviam uma outra cultura, afinal, o Reino de Deus tem uma cultura própria. Como é difícil ser estrangeiro. Nada nos é familiar. Ao mesmo tempo como é bom saber que aqui não é nossa casa, não precisamos nos preocupar demais. Isso é libertador, nos dá esperança, nos sustenta diante de um corpo que não responde como deveria, diante das perdas, das tentações, do pecado, dos fracassos; diminui nossa ansiedade; nos dá sentido e propósito. Como nos ensina C. S Lewis: "Se você tem um vazio que nada nesse mundo pode preencher, essa é a prova de que você foi feito para viver em outro mundo".  
         Muitos de nós vivemos esperando pela eternidade, com olhos no futuro enquanto ela já se faz presente por meio de uma vida nova em Cristo Jesus. "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" João 17:3. Nas palavras do cantor Leonardo Gonçalves em sua música Sublime: "Sou estrangeiro e vou seguindo para o eterno lar enquanto eu espero o momento em que vou te encontrar. Sou estrangeiro, mas compreendo que o eterno lar começa no momento em que vivo para te encontrar".  
         Tudo isso me passou pela cabeça enquanto estava literalmente paralisada e com dor e dizia a mim mesma: Tenha calma Ana! Isso não resume sua vida e nem quem você é. Você ainda não chegou em casa. Ainda não viu nada do que Ele tem preparado para você. Portanto, continuemos olhando para o alvo e não deixemos nosso coração esquecer de que ainda não estamos no nosso lar. Viver aqui a eternidade nos faz ser livres e esperançosos. 


2 comentários:

  1. Como disse sabiamente Pierre Chardin... "Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana" É assim que me sinto nessa terra um tanto "estranha".

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Tb acho tudo aq muito estranho!!

    ResponderExcluir