quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ele continua sendo bom! Ele continua sendo Deus!


“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”. Romanos 5:3-5

Tenho visto uma tendência cada vez mais comum se disseminando no meio do povo de Deus; uma confusão entre ter esperança nEle e ter esperança que meu desejo se realize, exercendo o ‘pensamento positivo’.
A grande diferença entre as duas posturas é que a primeira confia no Criador e, a outra, nas coisas criadas. Me explico. Ter esperança em Cristo é confiar em sua vontade soberana mesmo quando ela não é, nem de longe, aquilo que você quer. É confiar em um Deus por vezes criaDOR, mas que não deixa de ser restauraDOR. Essa é a esperança que nunca decepciona.   
A outra esperança significa gerar expectativa que as coisas acontecerão como almejo, mesmo que as circunstâncias pareçam contrárias.  Não estou condenando quem crê assim, mas não é dessa esperança que a Bíblia fala.
Vejo diariamente muitas pessoas perdendo a fé no Pai quando a DOR é grande, quando o sofrimento não cessa, quando há perdas, frustrações e a história não tem o final feliz que foi idealizado.
Parece ser confuso na teoria, mas na prática não o é. A confiança no amor do Senhor é tão grande que, apesar de qualquer coisa, você continua crendo que Ele é bom, que Ele não deixou seu trono, o seu controle soberano, que Ele não faz nada com a intenção de nos machucar. A certeza de que a sua suficiência nos preenche, apesar da tristeza, da solidão, da angústia e das confusões inerentes a quem vive numa terra estrangeira e eminentemente desértica. Assim, vive-se da certeza que você é criatura e que não merece nada além da sua graça, a qual, de graça Ele te dá.
Essa segunda forma de se ter esperança pode transformar rapidamente determinação em obstinação. Ah, como é fácil se confundir. Como é enganoso o coração. A obstinação cega, não é agradável aos olhos de Deus, traz fadiga e improdutividade. A verdadeira esperança traz vida, consolo, reinvenção, reinserção, cura. Cristo é a nossa esperança. Ele nunca nos decepciona, mesmo que tudo saia diferente do planejado e sonhado.
 Apesar dos pesares, não esqueçamos que Ele continua sendo bom, Ele continua sendo Deus. A Ele toda a glória e nEle toda a minha esperança!  



2 comentários:

  1. Amém, amém e amém!! Cremos num Deus por vezes criaDOR, mas esse mesmo Deus também restauraDOR, consolaDOR, e jamais devemos perder nossa fé nesse Deus, o nosso Deus, o único Deus que nos amou tanto que deu seu único filho pra que pudéssemos ter a vida eterna.
    "Não olhe as circunstâncias, não não não, olhe o Seu amor, Seu grande amor, não me guio por vistas, Alegre estou... essa paz que sinto em minh'alma não é porque tudo em mim vai bem..."
    Te amo amiga... seus textos são maravilhosos!! Tô doida pelo livro!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, seus textos são maravilhosos! Nos faz refletir e olhar para o maravilhoso amor que Deus tem por nós! Ele é Soberano! Seu amor não falha! E sempre Ele nos consola, traz esperança! E firme continuamos, levando o Amor de Jesus para outras pessoas! Grande beijo!!! Você é preciosa para o Senhor!!!

    ResponderExcluir